Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Práticas sociais (matemáticas) de produção de um planejamento financeiro na formação de educadores indígenas

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Inglês

10.14244/198271992318

ISSN

1982-7199

Autores

Vanessa Sena Tomaz, Ilaine da Silva Campos,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Abstract The article discusses social practices in a classroom in which one notices evidences of mathematical learning, during activities on financial planning, using a debit and credit spreadsheet. These activities were developed with a group of indigenous students from the Intercultural Education Undergraduate Course for Indigenous teachers with emphasis in Mathematics Education offered at Universidade Federal de Minas Gerais – Brazil with two objectives: supply the demand of mathematical formation to the teachers in-training and support them in the control of their scholarship. We used the classroom intervention methodology, which produced empirical data, composed of video records of classes, notes, and interviews. Using the concepts of social practice theory, we identified the relations established by students in and between the practices that highlighted potential mathematical learning, when they used and/or reflected on the procedures used to calculate procedures and mathematical language to fill the spreadsheet and create graphics. We observed that the participation on these practices generated tensions between individual actions and collective actions, when they were demanded to act in a different logic of life to access and use the scholarship money. We also perceived that the indigenous students began to make the self-control over their spending. We argue that the financial management of the scholarship became a broad intercultural phenomenon that considered the individual and collective uses and necessities. The reflection about this experience points to some specific demands to indigenous teachers’ intercultural education, faced to the public policies to guarantee their right of access and permanence in higher education. Keywords : Indigenous teachers. Financial planning. Scholarship. Mathematical learning. Resumo O artigo discute praticas sociais em sala de aula em que se percebem indicios de aprendizagens da matematica, ao se propor um planejamento financeiro para autogestao de uma bolsa de estudos, utilizando-se uma planilha de debito e credito. As atividades foram desenvolvidas na Licenciatura Intercultural para Educadores Indigenas da Universidade Federal de Minas Gerais – habilitacao Matematica –, com dois propositos: atender a demanda de formacao matematica dos licenciandos e subsidia-los na autogestao da bolsa de estudos destinada ao custeio de sua permanencia no curso. Foram desenvolvidas atividades pedagogicas que geraram os dados, coletados em videos de aulas, entrevistas e trabalhos dos estudantes. Adotando-se os conceitos da teoria da pratica social, identificamos relacoes estabelecidas pelos estudantes entre e nas praticas que evidenciam aprendizagens matematicas, quando eles usaram e/ou refletiram sobre os procedimentos de calculo e sobre a linguagem matematica no preenchimento da planilha e na confeccao de graficos. Observou-se ainda que o engajamento nessas praticas gerou tensoes entre acoes individuais e coletivas, pois os estudantes sao demandados a atuarem em diferentes logicas economicas, para acessar e utilizar os recursos de uma bolsa de estudos. Percebe-se que os estudantes indigenas passaram a fazer o controle de seus gastos. Em alguma medida, a gestao financeira da bolsa se tornou um amplo fenomeno intercultural que considerou usos e necessidades individuais e coletivas. A reflexao sobre essa experiencia aponta demandas especificas da formacao intercultural para professores indigenas, na area de Educacao Matematica, frente as politicas publicas de acesso e de permanencia dos indigenas na Educacao Superior. Palavras-chave : Professores Indigenas. Planejamento Financeiro. Bolsa Permanencia. Aprendizagem Matematica. References BONAMIGO, Zelia Maria. O comercio de artesanato Guarani na ilha da Cotinga : trocas e significados com nao-indios. In: Educacao Escolar Indigena/Secretaria de Estado da Educacao. Superintendencia de Educacao. Departamento de Ensino Fundamental. Coordenacao da Educacao Escolar Indigena. – Curitiba: SEED – Pr., 2006. (Cadernos Tematicos) BOTELHO, Micneias Tatiana de S. L.; SECCHI, Darci. A inclusao de estudantes indigenas no curso de enfermagem da UFMT – Sinop: alcances e desafios. Sao Carlos: Revista Eletronica de Educacao - REVEDUC - , v. 9, n. 1, p. 27-47, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199973 CORREA, Roseli Alvarenga. As possibilidades da Educacao Matematica na Escola Indigena. In: KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Claudio Jose (Eds.). Etnomatematica, curriculo e formacao . Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006, p. 325-347. FERREIRA, Eduardo Sebastiani. Os indios Waimiri-Atroari e a Etnomatematica. In: KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Claudio Jose (Eds.). Etnomatematica, curriculo e formacao . Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006, p. 70-88. FONSECA, Maria da Conceicao Ferreira Reis. Matematica, cultura escrita e numeramento. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Orgs.). Cultura escrita e letramento . Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 321-335. GALDINO, Jose Roberto de Vasconcelos; AMARAL, Wagner Roberto. Assistencia estudantil para indigenas na educacao superior no Parana. In: AMARAL, Wagner; FRAGA, Leticia; RODRIGUES, Isabel Cristina (Orgs.). Universidade para indigena . A experiencia do Parana. 2016, p. 121-135. (Colecao Estudos Afirmativos, v.8). LAVE, Jean. Apprenticeship in Critical Ethnographic Practice . Chicago and London: The University of Chicago Press, 2011. LAVE, Jean. Aprendizagem como/na pratica. Horizontes Antropologicos . Porto Alegre, a. 21, n. 44, jul./dez, 2015, p. 37-47. LUCIANO, Gersem Jose dos Santos. Capitulo 6: Economia Indigena. In: O Indio Brasileiro : o que voce precisa saber sobre os povos indigenas do Brasil de hoje. Brasilia: Ministerio da Educacao, Secretaria de Educacao Continuada, Alfabetizacao e Diversidade: LACED/Museu Nacional, 2006. LUCIANO, Gersem Jose dos Santos. Os saberes indigenas e a escola. E possivel e desejavel uma escola indigena diferenciada e intercultural? In: XV ENDIPE – Convergencias e tensoes no campo da formacao e do trabalho docente: politicas e praticas educacionais. Apresentacao oral . Belo Horizonte, 20 a 23 Abril, 2010, p.1-12. MENDES, Jackeline Rodrigues. Numeracy and literacy in a bilingual context: indigenous teachers education in Brazil. Educational Studies in Mathematics . v. 64, 2005, p. 217-230. PISSOLATO, Elizabeth. Trabalho, subsistencia e dinheiro: modos criativos na economia Mbya (guarani) contemporânea. Horizontes Antropologicos . Porto Alegre, ano 22, n. 45, p. 105-125, jan./jun. 2016. TOMAZ, Vanessa Sena. Uma Abordagem Intercultural para o Ensino de Probabilidades na Formacao de Educadores Indigenas. VI SEMINARIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCACAO MATEMATICA. In: Anais ... Pireopolis: SBEM, 2015, p.1-13.

Referência(s)