Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CAMPO, HABITUS ESCOLAR E HABITUS MILITAR: INTERNALIZAÇÃO DE DISPOSIÇÕES NO COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE UBERABA-MG

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18554/rt.v0i0.2687

ISSN

2316-9966

Autores

Anelise Martinelli Borges Oliveira,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este trabalho tem como objeto o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba (CTPM-Uberaba), fundado em 1964 e administrado pela Polícia Militar de Minas Gerais. Objetiva-se analisar a apropriação de certas práticas no colégio, a partir de modos de pensar e agir adotados pelas pessoas que ocupam e ocuparam aquele espaço escolar. Foi utilizada pesquisa qualitativa, tendo como fonte entrevistas, o Regimento Escolar (2014) e o Plano de Desenvolvimento da Escola (2014). Para se entender essas práticas, a pesquisa faz uso dos escritos de Bourdieu com relação aos conceitos de habitus e de campo. Os resultados revelam a coexistência, no CTPM-Uberaba, de um habitus escolar – expresso nas próprias disposições das instituições escolares com relação ao processo ensino-aprendizagem – e de um habitus militar, expresso nas práticas das corporações militares, como a hierarquia, a disciplina militar e o ufanismo.

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