Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Feminismo na música: uma análise do videoclipe "Run The World (Girls)", de Beyoncé

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.31612

ISSN

2316-5251

Autores

Denise Castilhos de Araújo, Bianca Cardoso Lopes,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este artigo discute a presença de signos visuais que remetem ao feminismo, no videoclipe “Run The World (Girls)”, da cantora Beyoncé. Para tanto, discute-se a história da mulher, a imagem como forma de linguagem, o surgimento do videoclipe e a carreira de Beyoncé. Os métodos de pesquisa utilizados neste estudo são documental e bibliográfico, e a observação e análise de um documentário da cantora, bem como de um videoclipe que é objeto deste estudo. Para discorrer sobre a história da mulher, utiiza-se Alves e Pitanguy (1985), Robles (2006) e Sarti (2004), para falar sobre os tipos de feminismo, Heywood (2010), Nye (1998), Nicholson (2010) e Garcia e Miranda (2012). Com o intuito de discutir a imagem como forma de linguagem, utiliza-se Dondis (1997), Aumont (1993) e Deleuze (1983). A análise é baseada na semiótica de Joly (1996) e Santaella (1983), com auxílio de Chevalier (1999), Mondro (2008) e Farina (2006). Através da análise de imagem das figuras do videoclipe foi possível identificar signos utilizados por Beyoncé para discutir feminismo com o público.

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