Artigo Revisado por pares

A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DA HISTÓRIA NOS TEXTOS E NAS IMAGENS DOS LIVROS DE DIDÁTICOS

1995; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 13; Linguagem: Português

ISSN

2448-0215

Autores

José Batista Neto,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Um dia, no meu curso de Metodologia do Ensino de Estudos Sociais, discutiamos um tema muito caro a essa area, quando Marcia (aluna) me relata uma situacao de ensino vivida por ela com seu grupo-classe de primario numa escola privada do Recife. Era o mes de abril e, segundo o calendario civico, era o momento de trabalhar o Descobrimento do Brasil. Como ocorre a inumeras professoras em situacoes analogas, Marcia recorre ao livro didatico, buscando inspiracao para organizar suas aulas. Ao examinar o texto proposto pelo livro, a professora se depara com um relato ja classico, desses que transformam o professor em transmissor de ideias dos catadores de detaJhes e que costumam reduzir a historia a um anedotario facil no qual se atribui os grandes acontecimentos a causas insignificantes e mesquinhas. Isto, no entanto, nao lhe causou estranheza. Afinal seus estudos historicos na escola primaria foram feitos sob esta mesma perspectiva, explorando a memorizao das datas e dos feitos dos cabrais, dos caminhas e dos henriques-soares (o oficiante da primeira missa). Nao ha nada mais reconfortante a um professor do que poder reencontrar-se, seja no momento de programar o ensino seja quando da sua execucao, com os modelos e estilos que constituem de alguma forma sua fortuna existencial em termos de experiencia escolar. Porem, algo lhe chamou a atencao, informacoes referentes a nomes de personagens e datas dos eventos apareciam em negrito. Marcia, que ja havia realizado em algum momento uma critica dessa forma de abordar o tema em questao, resistiu a transmitir o tema da forma que o livro propunha e decidiu explorar uma outra versao. Com esta decisao, la se foi a professora para a sala de aula.

Referência(s)