Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A REFLEXÃO SOBRE O DESIGN E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM PROCESSO POTENCIALIZADOR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2018v10n20p174

ISSN

2175-6600

Autores

Fabiane Fischer Figueiredo, Cláudia Lisete Oliveira Groenwald,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Neste artigo, relatam-se os principais resultados obtidos com uma investigação, de cunho qualitativo, em que foi proposto a futuros professores de Matemática, a resolução de um problema aberto e contextualizado, em que Tecnologias Digitais foram utilizadas. O propósito era que refletissem sobre o enunciado do problema e acerca do processo de resolução que realizaram, de modo que contribuísse para a sua formação. Por meio disso, puderam (re)construir as suas concepções acerca da resolução de problemas com o uso de recursos tecnológicos, bem como tiveram a oportunidade de produzir conhecimentos relativos ao Design de problemas abertos, que abordam temas de relevância social e que favoreçam o ensino de conhecimentos matemáticos através da resolução de problemas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX