
A REFLEXÃO SOBRE O DESIGN E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM PROCESSO POTENCIALIZADOR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2018v10n20p174
ISSN2175-6600
AutoresFabiane Fischer Figueiredo, Cláudia Lisete Oliveira Groenwald,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNeste artigo, relatam-se os principais resultados obtidos com uma investigação, de cunho qualitativo, em que foi proposto a futuros professores de Matemática, a resolução de um problema aberto e contextualizado, em que Tecnologias Digitais foram utilizadas. O propósito era que refletissem sobre o enunciado do problema e acerca do processo de resolução que realizaram, de modo que contribuísse para a sua formação. Por meio disso, puderam (re)construir as suas concepções acerca da resolução de problemas com o uso de recursos tecnológicos, bem como tiveram a oportunidade de produzir conhecimentos relativos ao Design de problemas abertos, que abordam temas de relevância social e que favoreçam o ensino de conhecimentos matemáticos através da resolução de problemas.
Referência(s)