
O problema dos camelos numa história em quadrinhos: reflexões e construção de saberes docentes
2018; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 15; Issue: 19 Linguagem: Português
10.25090/remat25269062v15n192018p277a293
ISSN2526-9062
AutoresGabriela dos Santos Barbosa, Alzir Fourny Marinhos, Alexandre Herculano Ferreira Freitas,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo tem como objetivo identificar os saberes docentes construídos por quatro estudantes de licenciatura em matemática ao analisarem as potencialidades didáticas de uma história em quadrinhos que apresenta o clássico problema dos 35 camelos de Malba Tahan. Os sujeitos desta pesquisa são estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de uma fundação educacional situada na zona oeste do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação que, devido ao número reduzido de sujeitos e às especificidades do contexto, caracterizou-se como um estudo de caso. Para coleta dos dados, acompanhamos quatro encontros do programa. Neles, os estudantes tiveram oportunidade de resolver o problema, ler uma história em quadrinhos que o descreve, planejar, realizar e refletir sobre a realização de uma atividade que visa discutir o problema com alunos do sexto ao nono ano da escola municipal onde são estagiários. Fundamentam a pesquisa as ideias de Tardif sobre os saberes docentes. Segundo ele, os saberes docentes são bastante diversificados e podem ser classificados em saberes da formação profissional, saberes disciplinares, curriculares e existenciais. São destacados aqui os saberes disciplinares e curriculares. Nos saberes disciplinares reconhecemos as crenças e concepções dos estudantes sobre a matemática e o seu ensino e foram predominantes as visões instrumental, absolutista e logicista da matemática. Nos saberes curriculares são enfatizados os documentos oficiais que orientam o ensino e percebemos o desenvolvimento de uma visão crítica em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática para o terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental e aos materiais didáticos oficiais da rede municipal do Rio de Janeiro no que concerne ao ensino de frações. Nossos sujeitos salientam a necessidade de uma abordagem mais clara e profunda dos significados que podem ser associados às frações.
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