Artigo Acesso aberto Revisado por pares

HORKHEIMER: UMA CRÍTICA AO CIENTIFICISMO E AO LIBERALISMO DEWEYANO

2017; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22481/rbba.v6i2.3673

ISSN

2316-1205

Autores

Wilson da Silva Santos,

Tópico(s)

Pragmatism in Philosophy and Education

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as principais ideias de Dewey sobre o método científico pragmático e a sua teoria de democracia e sociedade, assim como expor analiticamente os seus enfrentamentos críticos, recorrendo, para isto, a Max Horkheimer. Essa discussão é importante, pois a influência de Dewey durante os séculos XX e XXI permanece viva sobre diversos autores, inclusive em Daniel Savage (Professor de Ciência Política, da Universidade de Oklahoma), Robert Westbrook (Professor de História Política e Cultural, da Universidade de Rochester), Richard Rorty (falecido, foi professor emérito de Filosofia e de Literatura Comparada, da Universidade Stanford), John Shook (professor de Filosofia, da Universidade de Oklahoma e diretor do Pragmatism Archive). Por outro lado, há aqueles que propuseram, nas últimas décadas do século XX, um debate crítico e enriquecedor com o pragmatismo de Dewey na esfera de seu cientificismo e de seu pensamento político. Neste caso, apresentar-se-á, no presente trabalho, um diálogo de confrontação crítica com os conceitos deweyanos, a saber, as observações sobre ciência e sociedade de Max Horkheimer, autor que defende que a ciência está incluída entre as forças humanas produtivas.

Referência(s)