Seminários de processos afetivos e aprendizagem: interlocutando pesquisas, pesquisadores e vida
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14244/198271992321
ISSN1982-7199
AutoresDenize Mezadri de Almeida, Martha Tristão,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoAbstract “Plot with collectives” It is an account that describes possibilities of/in the relations that permeate the socio--educational-affective space-times of researchers and researches in other ways of inventing and destabilizing writing (ALVES, 2002), but also understanding meanings of criticism to the limits of modern science and its dichotomous manner of understanding everyday life (CERTEAU, 1998) and praxis (FREIRE, 1992, 1996). In the collective agency of rhizomatic relations (DELEUZE, 1998), intensifed of senses (LARROSA, 2002), complexifed in the self-eco-organization (MORIN, 1991, 1997), of Environmental Education (TRISTAO, 2004), research, researchers and life become interwtwined, as beautiful and fragile art, included, incomplete-becoming (PINEL, 2016), with studies and essays of the frst semester of doctorate, in 2016, in the Seminars on Affective Processes and Learning. Through dialogue with interlocutors of these groups of studies and researches and with the participative implication in them, it expresses what is happening in the experiences that are constantly updated in the collective relations of children, siblings, colleagues and in other affective bonds, to promote cognitive-affective senses in the groups closely linked to the research movements in Environmental Education. Keywords : Environmental education, Affective processes and learning, Production of research. Resumo “Enredo com coletivos” Trata-se de relato que descreve possibilidades das/nas relacoes atravessadas nos espacostempos socioeducacionaisafetivos de pesquisadores e pesquisas em outros modos de inventar e desestabilizar a escrita (ALVES, 2002), mas tambem, entendendo signifcados de critica aos limites da ciencia moderna e de seu modo dicotomico de compreensao dos cotidianos (CERTEAU, 1998) e de praxis (FREIRE, 1992, 1996). No agenciamento coletivo de relacoes rizomaticas (DELEUZE, 1998), intensifcadas de sentidos (LARROSA, 2002), complexifcados na auto-eco-organizacao (MORIN, 1991, 1997), da Educacao Ambiental (TRISTAO, 2004), interlacam-se pesquisas, pesquisadores e a vida, como arte bela e fragil, inclusa, incompleto-devir (PINEL, 2016), com estudos e ensaios do primeiro semestre de doutorado, em 2016, nos Seminarios de Processos Afetivos e Aprendizagem. Dialogando com interlocutores destes coletivos de estudos e pesquisas e com a implicacao participativa nos mesmos, expressa-se o que se passa nas experiencias que se atualizam permanentemente em relacoes coletivas de flh@s, irma@s, colegas e em outros lacos afetivos, para promover sentidos afetoscognitivos nos coletivos intimamente ligados aos movimentos de pesquisas em Educacao Ambiental. Palavras-chave : Educacao ambiental, Processos afetivos e aprendizagem, Producao de pesquisas. References ALVES, Nilda et al. Criar curriculo no cotidiano . Sao Paulo: Cortez, 2002. CARVALHO, Janete Magalhaes. Cotidiano escolar com comunidades de afetos . Petropolis, RJ: DPET Alii, Brasilia, DF: CNPq, 2009. CERTEAU, Michel de. A invencao do cotidiano : as artes de fazer. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. DELEUZE, Gilles. Diferenca e repeticao . Rio de Janeiro: Graal, 1998. FOUCAULT, Michel . Nao ao sexo rei. In: FOUCAULT. Microfisica do poder . Rio de Janeiro: Graal, 1942. p. 229-249 FOUCAULT, Michel . A forma das ciencias humanas. In: FOUCAULT. Michel. As palavras e as coisas . Sao Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 366-384. FREIRE, Paulo. Extensao ou comunicacao? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessarios a pratica educativa . Sao Paulo: Paz e Terra, 1996 (Colecao leitura). GALEANO, Eduardo. As palavras andantes . Traducao de Eric Nepomuceno. Sao Paulo: LP VARELA, Francisco J . A arvore do conhecimento . Campinas/SP: Psy, 2001. MORIN, Edgar. O problema epistemologico da complexidade . Portugal: Publicacoes Europa-America, 1991. MORIN, Edgar. O metodo : a natureza da natureza . 3. ed. Portugal: Publicacoes Europa-America Ltda., 1997. NIPPEA, Disponivel em: http://www.ce.ufes.br/nucleos/nipeea.asp. Acesso em 21 de jul. de 2011. PINEL, Hiran. Vida como obra de arte . 2016 Marco - [citado em 2016 Marco 16]. Disponivel em: http://hiranpinel.blogspot.com.br/. QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e America Latina. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber : eurocentrismo e ciencias sociais. Perspectivas latino-americanas. Collecion Sur Sur. CLACSO, Ciudade Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro de 2005. pp.227-278. RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. SANTOS, Bettina Esteren; PACHECO, Cristina de Oliveira. A informatica no cotidiano escolar: relato de uma experiencia didatica . In: PELLANDA, Nilda Maria Campos; PELLANDA Eduardo Campos (org) . Ciberespaco : um hipertexto com Pierry Levy. Porto Alegre: Artes e Oficios, 2000. pp.222-250. SANTOS, Boaventura de Souza. Critica da razao indolente : contra o desperdicio da experiencia. Sao Paulo: Cortez. 2000. TRISTAO, Martha. A educacao ambiental na formacao de professores : rede de Saberes. Sao Paulo: Anna Blume; Vitoria: Facitec, 2004. TRISTAO, Martha (Coord.). Diagnostico do estado da arte da educacao ambiental no estado do Espirito Santo : Relatorio Final. Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Vitoria, 2007.
Referência(s)