
Abordagem Sistêmica associada à gamificação como uma ferramenta de prototipagem de serviços
2018; Linguagem: Português
10.5151/cid2017-05
ISSN2318-6968
AutoresAlais Souza Ferreira, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Eliete Auxiliadora Assunção Ourives,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO design não se restringi apenas a elaboração e prestação de um serviço, uma vez que este vem ampliando seu campo de atuação de maneira mais estratégica. Para este novo olhar, o foco é transferido dos objetos para o estudo global dos sistemas considerando todos os processos envolvidos. A gamificação surge como ferramenta para auxiliar na compreensão deste estudo, tornando-o mais dinâmico, divertido e envolvente. A gestão do design busca promover um melhor gerenciamento de pessoas, projetos, processos e procedimentos relacionados com os serviços, ambientes e experiências, além de visar uma abordagem holística. Inserido neste contexto, está o design de serviço que ajuda a inovar, criar novos, ou aperfeiçoar serviços, tornando-os mais úteis, usáveis e desejáveis aos clientes, eficiente e eficaz para as organizações. No Município de Chapadão do Lageado, os estabelecimentos locais precisam obedecer as normas de higiene e segurança, separar e descartar corretamente os resíduos e implantar sistemas de identidade visual. Diante do expostos, surge o questionamento: como a abordagem sistêmica, a gamificação e a prototipagem de serviços podem estar relacionadas com os empreendimentos dos microempreendedores? Desta forma, a pesquisa objetiva identificar a relação entre abordagem sistêmica associada à gamificação e prototipagem de serviços dos microempreendedores. Porém, é relevante esclarecer que este artigo busca discutir essas relações com o apoio de dados secundários, constituídos de referências bibliográficas e documentos, com a finalidade de levantar reflexões sobre o assunto e fornecer base teórica para uma pesquisa acadêmica científica. Portanto, a pesquisa classifica-se como qualitativa, exploratória e descritiva. Os resultados apontam que a gestão de design – com abordagem sistêmica baseada na produção, serviços e usuário – dos empreendimentos de microempreendedores pode ser aprimorada, por ser uma área em amplo desenvolvimento e possuir grande flexibilidade de oportunidades de negócios como saneamentos, capacitação, atendimento ao cliente, entre outras. Além disso, este artigo contribui com uma discussão teórica sobre a abordagem sistêmica relacionada com a gamificação e a prototipagem de serviços, que servirá de base para o desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica científica, além de contribuir com uma reflexão para novas pesquisas nesta área.
Referência(s)