
Design, brinquedos e mídias sociais: estratégias digitais para uma geração digital
2018; Linguagem: Português
10.5151/cid2017-30
ISSN2318-6968
AutoresMichelle Cotrim, Rita Aparecida da Conceição Ribeiro,
Tópico(s)Digital Communication and Language
ResumoO fim do século XX testemunhou o surgimento de uma geração guiada pelo consumo, design e novos meios de comunicação. Esta “nova” infância que obscureceu os limites entre o que antes era considerado adequado para as crianças e o que era apropriado para os adultos. (Prout, 2005) Na década de 1980, a indústria do brinquedo se uniu à televisão e produziu desenhos animados inspirados em brinquedos. Na década seguinte, observamos que o design de brinquedos passa a ser responsável, além da criação de artefatos concretos, pelo desenvolvimento de universos fantásticos para serem experimentados através telas de televisores e computadores. Jogos como Myst (1993), Tomb Raider (1996) e EverQuest (1999) (Vecchio, 2003) ajudaram a proliferar e cativar esta nova geração, a Geração Y (indivíduos nascidos após a década de 1980), que passou a ser reconhecida como os primeiros nativos digitais. (Gorham; Gasser, 2008) Hoje em dia - considerando que as crianças passam uma parte considerável de seu tempo em computadores, tablets e smartphones (Wakefield, 2015) - os fabricantes de brinquedos têm se beneficiado da influência das plataformas digitais. Às vezes, as utilizam como ferramenta para fortalecer o relacionamento com seus consumidores, em outros casos as usam para construir um mercado. Com base nos argumentos acima, este artigo propõe a discussão de duas iniciativas que demonstram como as redes sociais têm sido usadas como uma ferramenta de design para promover conteúdos e encorajar uma conexão mais profunda entre os consumidores e suas marcas. A primeira parte aborda aspectos relacionados à Geração Z, branding digital e suas implicações no design de brinquedos, utilizando como estudo de caso o perfil social da linha de bonecas Monster High. A segunda parte discute brevemente as possibilidades do Youtube para o design do brinquedo.
Referência(s)