Artigo Revisado por pares

DISSERTAÇÃO - A Escola Nova em Pernambuco

1987; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 5; Linguagem: Português

ISSN

2448-0215

Autores

Maria Christina Araújo de Mendonça,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

A partir da evidencia de que subsiste uma estreita relacao entre a Educacao e a Sociedade, objetivou-se entender o porque da introducao do ideario da Escola Nova em Pernambuco nos anos vinte, mediante a implantacao da Reforma Educacional elaborada por Carneiro Leao e promulgada pelo Ato n.9 1 . 239, de 27 de dezembro de 1928, do Governador Estacio Coimbra. Aparentemente, tratava-se de realidades distintas: Pernambuco, predominantemente rural, oligarquico, moralista, coronelista, religioso, e a Escola Nova, urbana, democratica, liberal, cientifica, vanguardista, arreligiosa. Este movimento pedagogico, que se pretendeu inovador, criticando radicalmente a escola tradicional, surgiu no seculo XIX, na Inglaterra, e difundiu-se em muitos paises do mundo.

Referência(s)