
Perfil do consumidor de carnes do Alto Pantanal sul-mato-grossense
2018; Editora Universitária Champagnat; Volume: 16; Linguagem: Português
10.7213/1981-4178.2018.16005
ISSN1981-4178
AutoresJúlia Dias do Nascimento, Dalton Mendes de Oliveira, Talita De Oliveira Freitas Rocha, Rosileide Vilalba Rohod, Cleiton José Piazzon, Loraine Saldanha Escobar,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoO objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil dos consumidores do Alto Pantanal sul-mato-grossense, comparando o consumo e o local de aquisição das carnes de bovinos, aves, suínos, caprinos/ovinos e pescado. O estudo foi realizado no município de Aquidauana, localizado no Alto Pantanal sul-mato-grossense, com dados coletados entre agosto e novembro de 2015, por meio de questionário nos locais de comércio, com a participação de 501 consumidores. A carne menos consumida pelos entrevistados foi o pescado (31%) e a mais consumida, a carne bovina (84%). O principal fator citado para o consumo da carne bovina foi o sabor (60%). Para a carne de frango, o principal fator que influencia positivamente o consumo foi o custo (37%), sendo este fator também citado para o pescado, porém influenciando negativamente o consumo (16%). Observou-se que 38% dos entrevistados possuem preferência pelo mesmo estabelecimento para a aquisição de carne, e que a aparência da peça é o principal atributo para a sua aquisição (34%). Sobre a existência de selos de certificação de carne, 54% dos entrevistados declararam conhecer sua existência. Com relação aos cortes comerciais, a picanha bovina (Biceps femoris) foi o corte com a maior distância entre os valores de preferência e de consumo, sendo preferido por 12,8% dos consumidores, mas adquirido por somente 1,8%. Em contrapartida, para os cortes de frango o preferido foi o de maior consumo. Os consumidores do Alto Pantanal sul-mato-grossense apresentam como preferência de consumo a carne bovina. A facilidade de crédito nos estabelecimentos de comércio de carne é um fator relevante para a fidelização dos consumidores nesses estabelecimentos. A praticidade, a disponibilidade, o custo e o sabor da carne são fatores que influenciam a escolha por uma determinada espécie animal. Os consumidores possuem conhecimento sobre a existência de selos de certificação de carne, porém não os exigem para a compra. O consumidor de carne bovina escolhe o corte em função do custo prioritariamente à preferência, comportamento não observado para as outras espécies animais.
Referência(s)