Artigo Acesso aberto Revisado por pares

SHAKESPEARE NA IRLANDA: METATEATRALIDADE EM MUTABILITIE

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18468/letras.2017v7n3.p175-190

ISSN

2238-8060

Autores

Mariese Ribas Stankiewicz,

Tópico(s)

Shakespeare, Adaptation, and Literary Criticism

Resumo

Em <em>Mutabilitie</em> (1997), observa-se que Frank McGuinness interessou-se por reflexões filosóficas e ideológicas, ao considerar o valor dos registros históricos, biográficos e literários para que enfim pudesse se apropriar das informações contidas neles, criando uma história contada sob a perspectiva irlandesa. Sob a luz do conceito de metateatro de Lionel Abel e procurando verificar o processo metateatral desenvolvido por McGuinness em <em>Mutabilitie</em>, este artigo considera que a inserção do metateatro trabalhado por William (Shakespeare), personagem da peça, explora algumas características culturais irlandesas mais básicas, tais como a mágica e o misticismo, através da música e do próprio teatro, acentuando o processo de autorreflexão do teatro irlandês.

Referência(s)