
Mídia Rádio Escola: contribuições para a leitura e escrita nos anos iniciais
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14244/198271992220
ISSN1982-7199
AutoresAna Cláudia Oliveira Pavão, Lilian Roberta Ilha Saccol, Ângela Balbina Picada Roveder,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoAbstract Considering the complexity of both the reading and the writing process on elementary school and the immense technological apparatus available nowadays, the insertion of Media on the school environment seems essential for the pedagogical work. This study arises from the urgency of an investment on students´ reading and writing, especially on the early years, pointed by the National Evaluation of Literacy. Therefore, the main goal is to verify which the main contributions are regarding radio school media for elementary school students´ reading and writing. Through the action research and the methodological delineation adopted, data were produced by the participant observation which point radio school media as a technology through which the students can have the opportunity to build relevant knowledge regarding their level of education, especially on the reading and writing areas. The activities were developed with a fourth grade class from a public school in the south of Brazil. The results also show reach of other learning dimensions provided by the radio school integration on early years in five fundamental items: teamwork, research, reading, writing and program hearing. In this way, the study innovates when relating the National Evaluation of Literacy, radio school media and the development of students´ reading and writing. Keywords : Media, Radio school, Reading, Writing. Resumo Considerando a complexidade do processo de leitura e escrita no ensino fundamental e o vasto instrumental tecnologico disponivel hoje para o trabalho pedagogico, a insercao das midias no ambiente escolar parece essencial. Esse estudo parte da urgencia de um investimento na leitura e escrita dos estudantes, especialmente nos anos iniciais, apontado pela Avaliacao Nacional de Alfabetizacao (ANA). Portanto, tem como objetivo verificar quais as contribuicoes da midia radio escola para a leitura e escrita dos estudantes do ensino fundamental. A partir da pesquisa-acao, delineamento metodologico adotado, foram produzidos dados, por meio da observacao participante, que apontam a midia radio escola como uma tecnologia com a qual os estudantes tem a oportunidade de construir conhecimentos pertinentes ao seu nivel de ensino, especialmente na area da leitura e escrita. O publico alvo foi uma classe de estudantes do quarto ano, de uma escola publica do sul do Brasil. Os resultados do estudo evidenciaram ainda, o alcance de outras dimensoes da aprendizagem, que a integracao da radio escola nos anos iniciais pode proporcionar, analisados a partir de cinco itens fundamentais: trabalho em equipe, pesquisa, leitura, escrita e audicao dos programas. Desse modo, o estudo inova ao relacionar a Avaliacao Nacional de Alfabetizacao, a midia radio escola e o desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes. Palavras-chave : Midias, Radio Escola, Leitura, Escrita. References ALMEIDA, Everton Vasconcelos de . O potencial da radio escola : formacao critica na voz de estudantes de escola publica. 2015. 218p. Dissertacao (Mestrado em Educacao) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educacao, Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Florianopolis, 2015. ANDRADE, Maria Euracia Barreto de. Alfabetizacao e letramento – o desvelar de dois caminhos possiveis. Jundiai, SP: Paco Editorial, 2011. ASSUMPCAO, Zeneida Alves de. A radio no espaco ecolar : para falar e escrever melhor. Sao Paulo: Annablume, 2008. BALTAR, Marcos. Radio escolar : uma experiencia de letramento midiatico. Sao Paulo: Cortez Ed., 2013. BONATTO, Francisco Rogerio de Oliveira; SILVA, Andriele Franco da; LISBOA, Patricia. Tecnologias nas atividades escolares: Perspectivas e desafios. In: VALLE, Luiza Helena L. Ribeiro do; MATTOS; Maria Jose Viana Marinho de; COSTA, Jose Wilson da (orgs). Educacao digital : a tecnologia a favor da inclusao. Porto Alegre: Penso, 2013. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa . Campinas, SP: Autores Associados, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes necessarios a pratica educativa. Sao Paulo: Paz e Terra, 1996. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa . 5. ed. Sao Paulo: Atlas, 2010. 184p. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. Brasil, 2014. Disponivel em http://ana.inep.gov.br/web/saeb/ana/resultados. Acesso em 22 de outubro de 2015. KENSKI, Vani Moreira. Educacao e tecnologias : O novo ritmo da informacao. 8aed. Campinas, SP: Papirus, 2012. KRAMER, Sonia. Alfabetizacao, leitura e escrita : formacao de professores em curso. Sao Paulo: Atica, 2001. MELO, Edineusa Cardoso de. A Radio Comunitaria como caminho para a apropriacao da linguagem na Escola Municipal AMAI PRO . 2016. 123f. Dissertacao (Mestrado Desenho, Cultura e Interatividade). Universidade Estadual de Feira de Santana, 2016. MORAN, Jose Manuel. A educacao que desejamos : Novos desafios e como chegar la. Campinas, SP: Papirus, 2007. MORAN, Jose Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediacao pedagogica . Campinas, SP: Papirus, 17a Ed. 2010. PARRY, Roger. A ascensao da midia : a historia dos meios de comunicacao de Gilgamesh ao Google. Tradutor Cristiana Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. RIBEIRO, Adriana Gomes. Radio Educacao – maneiras de conjugar. In: FERRARETTO, Luiz Artur; KLOCKNER, Luciano. E o radio? Novos horizontes midiaticos [recurso eletronico] / org. Porto Alegre: Edipucrs, 2010. RODRIGUES, Ana Cristina da Silva; NORNBERG, Nara Eunice. Pesquisa : o aluno da educacao infantil e dos anos iniciais. Curitiba: Intersaberes, 2012. SANTOS, Elisangela Ribas et al. Estimulo ao Pensamento Computacional a partir da Computacao Desplugada: uma proposta para a Educacao Infantil. Relatec . Vol. 15(3) (2016) 99112 In: http://relatec.unex.es/article/view/2584/1929 SILVA, Marco. Sala de aula interativa . 6 ed. Sao Paulo: Edicoes Loyola, 2012. VIEIRA, Eva Aparecida; SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da. Tecnologias no cotidiano escolar: limites e possibilidades. Relatec , Vol.8(2) (2009). 109-125. In: http://relatec.unex.es/article/view/487/431 XAVIER, Francisca Joelina. Da escola as redes sociais : jovens que produzem radio em uma escola publica estadual de Niteroi. 2016. 138f. Dissertacao (Mestrado em Educacao), Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educacao, 2016. ZACHARIAS, Valeria Ribeiro de Castro . Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender . Sao Paulo: Parabola Editorial, 2016.
Referência(s)