
A importância da materioteca como apoio ao ensino de design
2018; Linguagem: Português
10.5151/cid2017-02
ISSN2318-6968
AutoresHemili Luize Neves, Andréia Salvan Pagnan,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo apresenta o projeto da implantação de um acervo de materiais utilizados na joalheria na Universidade do Estado de Minas Gerais, no campus da Escola de Design. O acervo tem como objetivos apresentar informações e características de materiais em produção no mercado, proporcionar aos alunos contato tátil com os materiais, auxiliar os professores como ferramenta de apoio, auxiliar os alunos na escolha do material ideal para seu projeto, além de promover novas descobertas. Existem iniciativas implantadas em território nacional e internacional que visam aproximar estudantes, profissionais e fornecedores, que são classificadas em três diferentes categorias: comercial, independente e acadêmico. Algumas dessas iniciativas não são gratuitas e possuem plataforma somente no meio virtual, dificultando assim o acesso rápido às informações desejadas. No Brasil temos os exemplos da Materioteca do Centro Universitário FEEVALE e a i-Materia da Unisinos, ambas no estado do Rio Grande do Sul, que atuam nos campos da graduação e pós-graduação com acervo disponível para consulta. O artigo também apresenta a relevância do acervo de materiais no meio acadêmico assim como importância da escolha do material ideal durante um projeto de design. O levantamento de modelos de materiotecas existentes tanto nacional como internacionalmente servem de parâmetros para e diretrizes para a implantação na Escola de Design da UEMG, tanto para o setor de gemas e joias quanto para desmembramentos para os setores de moda e design de produto, atendendo não apenas à graduação como também às pós-graduações. O projeto visa à utilização do design de materiais como apoio ao ensino de nível superior.
Referência(s)