Artigo Acesso aberto

Material Didático Digital para o Ensino de Iluminação Artificial na Fotografia

2018; Linguagem: Português

10.5151/cid2017-46

ISSN

2318-6968

Autores

Elisangela Lobo Schirigatti,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de um material didático digital para o Laboratório de Narrativas Visuais do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto de design teve a finalidade de melhorar e unificar o ensino e o aprendizado na área fotográfica, abordando o tema de iluminação artificial. A metodologia ADDIE foi utilizada a fim de guiar as análises e os pontos a serem observados e registrados no presente material. O projeto foi dividido em cinco etapas: análise, geração de alternativas, desenvolvimento, implementação e avaliação. Primeiro, foi realizada a identificação de todos os equipamentos de iluminação disponíveis no laboratório por meio da captação de imagens. Em seguida, cada material foi conceituado com suas respectivas especificações técnicas e descrito para quais fins podem ser utilizados. Além disso, nessa fase de análise fez-se necessário um estudo aprofundado sobre as técnicas de iluminação na fotografia e as funções da câmera que influenciam na iluminação. Essa fundamentação teórica foi importante para que o material fosse composto por conteúdos apropriados. Ademais, foram realizadas observações e registros durante as aulas de fotografia para que fosse possível compreender as dificuldades e as carências por parte dos alunos e, assim, desenvolver um material mais eficiente e atrativo. A partir das observações feitas na fase de análise, foi possível chegar ao conceito do projeto: criar um material didático digital no estilo do design escandinavo seguindo regras de diagramação para compor os layouts. O design escandinavo tem como características o minimalismo, formas retas, cores neutras, simplicidade e elegância. Com isso definido, iniciou-se a fase criativa, com a geração de alternativas, que ocorreu por meio de desenhos feitos à mão. Em seguida, foram escolhidas as alternativas mais viáveis, ou seja, aquelas que poderiam proporcionar maior receptividade por parte do usuário. Com essas informações, foi possível passar para a parte prática, a execução do projeto propriamente dito. Para a realização do projeto, foram utilizados softwares como o CorelDraw , Illustrator e Photoshop . Após a finalização, ocorreu a implementação e, em seguida, a avaliação do material pelos alunos e professores. Por fim, as alterações sugeridas foram realizadas, como a mudança da regra de diagramação (os grids modulares e em coluna foram substituídos pela regra da proporção áurea), o tamanho da fonte que compunha o texto (de 19 pontos para 12), a inclusão de mais informações, o modo de apresentação do material (versão final com capa dura), entre outras modificações. O conteúdo do material didático criado compreendeu diversos assuntos: breve explicação das técnicas de iluminação fotográfica, tais como: luz frontal, lateral, dura, suave, high key, low key e contraluz, descrição de cada equipamento fotográfico e dos acessórios de iluminação disponíveis no laboratório, e de como estes podem ser utilizados para compor as técnicas de iluminação. A princípio, o material foi elaborado para o meio digital, pela facilidade de acesso, porém, uma versão foi impressa e está disponível no laboratório para consultas rápidas. Em suma, o resultado deste projeto foi um material didático bastante prático, direto, de fácil compreensão e com a simplicidade e elegância do design escandinavo.

Referência(s)
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