Artigo Produção Nacional Revisado por pares

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ATIVIDADES COM O TEODOLITO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/UVA PARA APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 4; Issue: 12 Linguagem: Português

10.30938/bocehm.v4i12.2385

ISSN

2447-8504

Autores

Maria Mailâne Vieira da Silva, Deisiane Linhares Lima, Maria José Araújo Souza,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo deste trabalho e relatar uma atividade realizada com estudantes do 3o ano do Ensino Medio, em uma escola publica no interior do Ceara, utilizando-se do ensino de Trigonometria e fazendo uma mediacao com seus fatos historicos que resultaram no desenvolvimento desse campo da Matematica. O trabalho foi realizado no âmbito do Subprojeto de Matematica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docencia (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA) e buscou promover a construcao de conhecimentos vinculados a Trigonometria, analisando as possibilidades de se inserir a Historia da Matematica no ensino dessa, a fim de sanar as dificuldades encontradas pelos discentes. Viu-se que essa veiculacao pode se dar de varias formas, inclusive com atividades diferenciadas integrando a Matematica com as demais disciplinas, ou seja, fazendo-se uso da interdisciplinaridade, para dessa forma, colaborar com uma aprendizagem mais eficaz. Os estudantes foram encorajados a pesquisar, a explorar e interpretar conceitos Trigonometricos, principalmente por meio de atividades praticas, o que potencializa a assimilacao desses conteudos. Durante as atividades ocorreu a construcao de um teodolito, instrumento usado na medicao de distâncias inacessiveis, neste caso, utilizado para medir a altura da caixa d’agua da escola em questao. Com a aplicacao das atividades, os discentes mostraram maior interesse e aceitacao pela Trigonometria, uma vez que a Historia da Matematica e a utilizacao de materiais manipulaveis tornaram o processo de ensino e aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, contribuindo assim, para desmistificar a ideia de que a Matematica e inatingivel evidenciando sua utilizacao no dia a dia.

Referência(s)