
Desempenho de crianças com distúrbios dos sons da fala no instrumento "Avaliação dinâmica das habilidades motoras da fala"
2018; Brazilian Society of Speech Therapy; Volume: 30; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2317-1782/20182017037
ISSN2317-1782
AutoresMárcia Keske‐Soares, Letícia Bitencourt Uberti, Marieli Barichello Gubiani, Marileda Barichello Gubiani, Marizete Ilha Ceron, Karina Carlesso Pagliarin,
Tópico(s)Neurobiology of Language and Bilingualism
ResumoRESUMO Objetivo Comparar o desempenho das crianças com aquisição de fala típica, desvio fonológico e com apraxia de fala na infância nas variáveis precisão de produção e consistência do instrumento “Avaliação dinâmica das habilidades motoras da fala” (DEMSS-BR). Método A amostra foi constituída por 18 crianças com idades entre 4 anos e 6 meses a 5 anos e 8 meses, de ambos os gêneros, divididas em três grupos: seis com aquisição típica de fala, seis com desvio fonológico e seis com apraxia de fala na infância. Todas foram avaliadas por meio do instrumento DEMSS-BR, e o desempenho foi observado a partir da análise das variáveis de precisão da produção e consistência da fala. Para comparação do desempenho entre grupos utilizou-se o teste U de Mann-Whitney. Resultados O grupo com apraxia de fala na infância apresentou desempenho inferior nas variáveis de precisão da produção e consistência da fala quando comparado aos demais grupos. Conclusão O grupo com apraxia de fala na infância apresentou pior desempenho no DEMSS-BR quando comparado aos de crianças típicas e com desvio fonológico. Desta forma, foi possível constatar que o DEMSS-BR auxilia no diagnóstico diferencial de crianças com distúrbios dos sons da fala.
Referência(s)