Resenha "La fé filosofia" de Karl Jaspers

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português

10.26694/cadpetfil.v8i15.7004

ISSN

2178-5880

Autores

José Maurício de Carvalho,

Tópico(s)

Philosophy, Ethics, and Existentialism

Resumo

Por originar-se de uma reuniao de conferencias, inicialmente publicadas em alemao com o titulo DerphilosophischeGlaube e, em 2003, traduzidas pelo editor espanhol, o livro nao tem o formato propriamente de um livro. Falta-lhe nao somente o aspecto formal (introducao, conclusao, bibliografia) mas uma unidade bem alinhavada. Contudo, percebe-se uma continuidade nas conferencias e um esforco de aprofundamento das questoes propostas. Da primeira a ultima o filosofoquer esclarecer o que e a fe filosofica numa verdade transcendente. Jaspers a apontacomo a marca da Filosofia em sua busca do fundamento (ser) e, especificamente na ultima, considera os seus desafios e riscos contemporâneos. E destaca numa das conferencias o homem, grande tema da filosofia contemporânea, propondo aborda-lo por inteiro. Nesse empreendimento trata do homem para alem de seu componente material e vital, tendo por mais importante a liberdade e a construcao historica. Com construcao original da atividade filosofica, apresentada como abertura ao transcendente nos limites do fenomeno,Jaspers aproxima, em sintese criativa, a nocao metafisica do ser da filosofia transcendental de Kant. Essas duas perspectivas foram por Kant contrapostas.Jaspers tambem pensa a realidade da tensao que e estar no fenomeno, mas aberto ao que esta alem do seu limite. E para falar dessa tensao entre o aqui e o alem, ele cunha o conceito de englobante para designar de onde brota essa tensao. Englobante ou abarcador e de onde provem a consciencia e o objeto na consciencia intencional. O seu resultado e o objetivavel, mas a inspiracao e transcendente. Nao se deixa de enxergar nessas analises a influencia da tradicao neokantiana e fenomenologica que marcavam a filosofia alema na primeira metade do seculo passado. E, nessa perspectiva, que ele retoma o valor de verdade total, discute o significado de tradicao filosofica, reavalia a ideia de progresso na Filosofia e na Ciencia diferenciando-as, esclarece a importância da comunicacao da verdade como forma de livra-la do misticismo e obscurecimento. A fazer tal avaliacao da razao humana e do valor do autoconhecimento apresenta uma reflexao nova e solucoes inovadoras. Tambem foi fundamental o proposito de retomar a discussao kantiana do problema do conhecimento, ampliando a investigacao para alem da logica ou da analitica de linguagem para onde a conduzia o neopositivismo. A verdade, portanto, esclarece nao e apenas um encadeamento logico ou uma relacao entre signos. Essa e apenas uma das formas pelas quais a verdade aparece. Ao dialogar com a fe revelada ele nao se fecha ao que considera fundamental, isto e, a exigencia absoluta da moral mosaica e o caminhar da verdade pela historia do Deus Biblico. Poremele diferencia a fe na revelacaoda fe filosofica, que nao abre mao do esforco racional e nem vai para alem dos limites da razao. Nessa obra onde se apresentam consideracoes amplas sobre Religiao, Filosofia, Ciencia e ate sobre Estetica, falta a nocao de cultura capaz de articular esses esforcos humanos que o filosofo considera fundamentais no desvendamento da verdade. Contudo, ficam esclarecidos os conceitos de Filosofia e o desafio de pensar o sentido da existencia para livrar o homem do auto esquecimento, inconsciencia alimentada pelo mundo da tecnica. Essas conferencias pelos comentarios acima apresentados merecem ser estudadas pelos interessados na filosofia contemporânea e, em especial, pelos que se dedicam a fenomenologia existencial. No livro encontramos a exposicao dessa filosofia por um de seus mais notaveis representantes.

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