A gestão de custo como ferramenta para formação de preço: estudo de caso em uma empresa familiar na cidade de Porto Velho / Cost management as a tool for price formation: a case study in a family business in the city of Porto Velho

2018; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2525-8761

Autores

Alex Oliveira Ferreira, Marlene Valério dos Santos Arenas, Rosália Maria Passos da Silva,

Tópico(s)

Family Business Performance and Succession

Resumo

A formacao dos precos de venda dos produtos em uma empresa e uma atividade estrategica de suma importância para o sucesso organizacional. Nesse contexto, a gestao de custos se apresenta como uma relevante ferramenta para as organizacoes obterem vantagens competitivas no mercado. Para isso foram confrontados aspectos teoricos com as praticas observadas in-loco e por meio de documentos da empresa. Utilizou-se o metodo de estudo de caso, em pesquisa aplicada e de natureza exploratoria, com abordagem qualitativa e quantitativa. Desta maneira foram obtidos resultados sobre a caracterizacao da empresa familiar com foco nas suas dificuldades de gestao de custos, identificaram-se os custos que influenciam na formacao dos precos, elaboraram-se os precos de venda dos produtos da empresa familiar com base em metodos compativeis, e, por fim, realizou-se a comparacao dos resultados da empresa familiar com base nos precos praticados e nos precos propostos. Na analise de dados, constatou-se que a empresa familiar tem apresentado resultados insatisfatorios em virtude da gestora nao ter conhecimento de metodos de formacao de precos e, tambem, pela ausencia de um sistema de apuracao de custos eficiente. Em vista disso, foram recomendados metodos adequados de precificacao dos produtos, alem de outras melhorias.

Referência(s)