
O EFEITO DE DISTANCIAMENTO EM A ÓPERA DOS TRÊS VINTÉNS, DE BRECHT
2018; Volume: 14; Issue: 31 Linguagem: Português
10.48075/rt.v14i31.17784
ISSN1981-4674
AutoresSandra Vanessa Versa Kleinhas da SILVA, Lourdes Kaminski Alves,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoAs obras brechtianas revelam o esforço em refletir de forma dialética as relações entre a própria obra e a sociedade, sendo intensificadas pelo efeito de distanciamento proposto por ele em seu teatro épico. Neste artigo, objetiva-se refletir sobre o que é o efeito de distanciamento e como ele se apresenta na peça teatral A Ópera dos Três Vinténs (1928), de Brecht. Vale ressaltar que este texto opera na constituição de uma `consciência de minoria`, no qual o personagem funciona como um veículo de comunicação e impulsiona a reflexão crítica do leitor/público/plateia. A reflexão crítica está embasada nos estudos de Brecht sobre o teatro, de Anatol Rosenfeld (1985), de Gerd Alberto Bornheim (1992), de Peter Szondi (2001), de Renato Cohen (2002), de Jean-Pierre Sarrazac (2012), de Hans-Thies Lehmann (2007, 2013), entre outros.
Referência(s)