Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbits

2018; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 40; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2018-0038

ISSN

1806-9126

Autores

Wilson R. M. Rabêlo, Maria Lúcia M. Costa,

Tópico(s)

Quantum Computing Algorithms and Architecture

Resumo

Resumo Nosso trabalho consistiu em analisar um processador quântico real, chamado IBM Q experience (IBM-Q), como um recurso pedagógico na aplicação de conceitos da computação quântica. Este processador de 5-qbits pode ser acessado remotamente pela internet através de uma plataforma desenvolvida pela empresa de tecnologia IBM. Nos concentramos na caracterização do IBM-Q referente a vários aspectos práticos e metodológicos. Avaliamos quais seriam as principais condições para o acesso a esse processador quântico e, quanto a sua utilização, avaliamos a sua interface com respeito a simplicidade e execução. Em nossa análise, os resultados de projetos executados no IBM-Q estão de acordo com as previsões teóricas. Nossos resultados também demonstram a eficácia do IBM-Q como um recurso pedagógico, voltado para tarefas como montagem e execução de blocos simples de circuitos quânticos.

Referência(s)