
O currículo de uma licenciatura em história e as representações de identidades étnico-raciais
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/riesup.v4i2.8651322
ISSN2446-9424
AutoresJosé Bonifácio Alves da Silva, José Licínio Backes,
Tópico(s)Indigenous Studies in Latin America
ResumoNeste artigo, no qual se problematizam a hegemonia branca e o eurocentrismo, analisam-se representações de negros, indígenas e brancos no currículo de um curso de Licenciatura em História. O currículo está sempre relacionado a representações de identidades étnico-raciais e, como os estudos étnico-raciais vêm mostrando, sistematicamente ele contribui para reproduzir as representações hegemônicas, reforçando as hierarquias raciais construídas no período colonial. Examinou-se o projeto pedagógico do curso, realizaram-se observações de aulas inspiradas na etnografia, e fizeram-se entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso. Conclui-se que as diferenças negras e indígenas necessitam ser mais visibilizadas e que o lugar da branquidade deve ser sistematicamente questionado para colocar em xeque as compreensões estereotipadas que circulam na Licenciatura em História.
Referência(s)