Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escolas multisseriadas rurais no Estado do Tocantins e pedagogia histórico-crítica: aproximações

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/rho.v18i1.8645922

ISSN

1676-2584

Autores

Klívia de Cássia Silva Nunes, Maria Cristina dos Santos Bezerra,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente trabalho aborda as práticas pedagógicas existentes nas escolas multisseriadas de 08 povoados rurais do município de Tocantinópolis/TO a partir da perspectiva dos docentes. Tomamos como referência de análise a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) tendo como fio condutor o seguinte questionamento: como os professores se posicionam diante das práticas pedagógicas que desenvolvem nas escolas multisseriadas rurais? Os dados aqui apresentados foram coletados no decorrer de um projeto de extensão integrado a pesquisa sobre o ensino em salas multisseriadas para o qual optou-se pela realização da pesquisa teórica e de campo. O resultado, ainda que provisório, proporcionou uma visão geral sobre a prática dos professores das escolas multisseriadas rurais no município estudado, que em suas falas demonstraram receber pouca orientação e subsídios sobre didática que facilitem trabalhar nestas escolas. Constatou-se também que há necessidade de adotar uma visão mais crítica na formação dos filhos dos trabalhadores do campo, de forma que compreendam a situação de dominação atual e, vemos na Pedagogia Histórico Crítica um referencial teórico-prático que possibilita desenvolver esse tipo de formação que vai além do trabalho escolar, preparando o indivíduo para sua inserção social pautada em conteúdos sólidos.

Referência(s)