Artigo Produção Nacional

CONSOLIDANDO OS PRINCÍPIOS DA ATENÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Ana Cláudia Barbosa, Natália Correia da Silva Ramos, Dayanne Catherine Martins Souza, Lys Gomes Figueira Silva, Vivian da Silva Martins, Bárbara C de Miranda Esteves, Carolina de Andrade Silva, Juliana Verdini de C Pinheiro,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

INTRODUCAO: No curso de Fisioterapia/IFRJ o aluno realiza os Estagios Supervisionados em diferentes cenarios de pratica dos equipamentos do SUS, iniciando na Atencao Basica (AB) e seguindo para a media/alta complexidade. Neste relato citamos acoes desenvolvidas em uma Clinica da Familia da AP.5.1 do municipio do Rio de Janeiro no semestre 2016.1, articuladas aos principios e praticas previstos na AB. Ha quatro marcos norteando esta pratica: 1. O Projeto Politico Pedagogico, alinhado as Diretrizes Curriculares Nacionais; 2. A quebra do paradigma reabilitador, onde as atividades desenvolvidas na AB contemplam as tecnologias leves do cuidado a saude; 3. A ideia de formar com e nao para o SUS; 4. A producao de conhecimento, pela riqueza que a experiencia do Sistema exige da formacao conceitual e pratica, e da troca entre a academia e o servico. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Entre os meses de marco e junho de 2016, academicas de fisioterapia, sob supervisao de uma docente fisioterapeuta do IFRJ, realizaram uma serie de atividades no campo de estagio, junto ao NASF, que aqui serao vinculadas a alguns preceitos da AB:1.Apoio Matricial: com apoio de um grupo de pesquisa do IFRJ, desenvolveu-se um programa de Estimulacao Essencial voltado para os bebes de risco, em particular os portadores de sequelas da microcefalia. A capacitacao para o atendimento aos bebes, os materiais de apoio e a ficha de avaliacao, foram revistas/organizadas pela equipe de estagio, em parceria com o NASF.2.Acao Interdisciplinar e Intersetorial: o projeto Rotina Infantil foi realizado em uma escola do entorno da Unidade, com a fonoaudiologa e a nutricionista do NASF, possibilitando diferentes abordagens na saude do escolar, com diferentes visoes profissionais.3.Gestao das Equipes: o grupo se apropriou do manejo do VitaCare (Sistema de Informacao e Comunicacao), e participou regularmente das reunioes de uma das equipes da Unidade.4.Humanizacao do Trabalho: a acao Cuidando de quem cuida teve por objetivo a atencao aos trabalhadores da Unidade atraves de sessoes de 50´ de massoterapia e relaxamento, alem de orientacoes sobre autocuidado.5.Projeto Terapeutico Singular: propostos pela equipe NASF quando identificados casos nas Visitas Domiciliares que mereciam maior atencao.6.Educacao Popular e Promocao da Saude - a equipe participou de cinco grupos, elaborando cartilhas e materiais informativos, alem de uma acao pontual, na Vigilância do Pe Diabetico. IMPACTOS: Sao de diferentes ordens, para cada um dos atores envolvidos: maior articulacao Ensino-Servico; formacao voltada para o SUS a partir da compreensao do funcionamento do Sistema por dentro dele; praticas efetivas de aprendizado do trabalho em equipe interdisciplinar; conhecimento do sistema de informacao e comunicacao do municipio; compreensao das relacoes e das tensoes no mundo do trabalho em saude; conhecimento da realidade do usuario do servico, entre outros. CONSIDERACOES FINAIS: Observa-se que a presenca da equipe do IFRJ representa um diferencial no cotidiano de todo o servico, nao apenas para as acoes da fisioterapia do NASF. Envolve alem dos trabalhadores da Estrategia, os usuarios, que fazem maior vinculo com a equipe, o que potencializa as intervencoes propostas.

Referência(s)