Artigo Acesso aberto

Uma abordagem sobre design de informação na campanha de divulgação da vacinação contra gripe 2017 entre o público-alvo professores da rede pública e particular em Minas Gerais

2018; Linguagem: Português

10.5151/cid2017-65

ISSN

2318-6968

Autores

Marcos da Silva Araújo, Akemi Alessi Ishihara, Júlio Alessi,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar os motivos de uma baixa adesão por parte dos professores, a campanha de vacinação contra o a influenza 2017, que se iniciou no dia 17 de abril com o título: “Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2017”, através de uma análise dos conteúdos informacionais de peças gráficas impressas (cartazes, folhetos e flyers) criadas e utilizadas por órgãos públicos e empresas jornalísticas na divulgação. Esse estudo teve como base uma pesquisa exploratória composta de duas fases. Na primeira fase foram selecionados e analisados os cartazes de divulgação criados pelo SUS, Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Secretarias Municipais de Saúde de quatro municípios mineiros: Secretarias Municipais de Saúde de Belo Horizonte, Rio Pomba, Campanha e Lagoa da Prata; infográficos publicados no jornal Folha de São Paulo de circulação nacional e no jornal Hoje em Dia de circulação regional, a partir dos pressupostos teóricos do design da informação. Na segunda fase, as mesmas peças foram analisadas quanto ao conteúdo e eficiência informacional por professores de uma instituição de ensino superior em um grupo de foco. A partir dessas duas análises foi possível levantar falhas técnicas no conteúdo e verificar que há a necessidade de se realizar uma pesquisa etnográfica para aumento da eficiência comunicacional com esse público-alvo nas próximas campanhas de vacinação contra gripe. Com base nos resultados obtidos, reforça a necessidade da participação de um profissional de design da informação no processo de concepção e adequação das peças gráficas em campanhas do gênero.

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