Processo de Distensão e Transição Democrática (1974-1989) e a utilização de novas linguagens no ensino de História: experiências no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
2017; Issue: 36 Linguagem: Português
10.4025/urutágua.v0i36.39159
ISSN1519-6178
AutoresVinícius de Oliveira Bezerra, Gabriella Assumpção da Silva Santos Lopes, Juliana Ferreira de Farias,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO presente artigo e resultado das experiencias vivenciadas no projeto “Producao midiatica no processo de Distensao e Transicao Democratica Brasileira (1974-1989)”, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docencia (Pibid) do curso de Historia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O projeto foi desenvolvido entre os dias 17 de agosto e 8 de setembro de 2015 em uma escola na cidade de Campo Grande/MS. O objetivo do projeto foi trazer para dentro do ambiente escolar a discussao sobre a Ditadura civil-militar, dando foco ao processo de Distensao e Transicao do regime e o papel das midias nesse contexto. No desenvolvimento das aulas utilizamos a metodologia de aula expositiva dialogada, adotando a docencia compartilhada entre os membros do grupo. Como instrumento de avaliacao final, propusemos aos alunos a producao de um estudo dirigido para analise de 3 tipos de midias. Acreditamos que o projeto cumpriu com os objetivos propostos, construindo junto aos alunos uma postura critica em relacao a realidade que os cerca, especificamente com relacao as midias, a Ditadura civil-militar e ao processo de Distensao e Transicao democratica.
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