
Educação Indígena e Educação Ambiental - aproximações: o caso do povo do Passáro Azul Shanenawá
2018; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15536/thema.15.2018.575-591.823
ISSN2177-2894
AutoresMaria de Fátima Nascimento Urruth, Patrícia Mendes Calixto,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo, resultado de uma dissertação de mestrado, consiste em mostrar as possibilidades de outra visão sobre a educação ambiental. A pesquisadora Kauwá Apurinã Pupykary estabelece um encontro entre a Educação Ambiental e a Educação Escolar Indígena, em uma escola indígena. Trazendo recortes de autores indígenas e não indígenas busca entendimento dessa relação tão próxima. Uma tentativa de demonstrar as diferentes cosmologias e suas tensões. Abordamos a forma como os indígenas se relacionam com a natureza, com o território e a terra no ambiente escolar indígena, que tem por essência a visão ambiental indígena. O espaço escolhido para esta investigação localiza-se no Vale Juruá, Estado do Acre, no município de Feijó, nas Terras Indígenas Katukina/Kaxinawá onde vivem e habitam o Povo do Pássaro Azul, os Shanenawá. O método de investigação utilizado deriva de referências da antropologia e etnografia.
Referência(s)