Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação Indígena e Educação Ambiental - aproximações: o caso do povo do Passáro Azul Shanenawá

2018; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15536/thema.15.2018.575-591.823

ISSN

2177-2894

Autores

Maria de Fátima Nascimento Urruth, Patrícia Mendes Calixto,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo, resultado de uma dissertação de mestrado, consiste em mostrar as possibilidades de outra visão sobre a educação ambiental. A pesquisadora Kauwá Apurinã Pupykary estabelece um encontro entre a Educação Ambiental e a Educação Escolar Indígena, em uma escola indígena. Trazendo recortes de autores indígenas e não indígenas busca entendimento dessa relação tão próxima. Uma tentativa de demonstrar as diferentes cosmologias e suas tensões. Abordamos a forma como os indígenas se relacionam com a natureza, com o território e a terra no ambiente escolar indígena, que tem por essência a visão ambiental indígena. O espaço escolhido para esta investigação localiza-se no Vale Juruá, Estado do Acre, no município de Feijó, nas Terras Indígenas Katukina/Kaxinawá onde vivem e habitam o Povo do Pássaro Azul, os Shanenawá. O método de investigação utilizado deriva de referências da antropologia e etnografia.

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