
A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 21; Issue: 33 Linguagem: Português
10.24934/eef.v21i33.1537
ISSN2317-0093
AutoresWagner Marcelo Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA escala é um tema matemático trabalhado a partir do 3º ciclo do Ensino Fundamental como uma ferramenta para se construir gráficos cartesianos e mapas. A presente pesquisa se propôs a verificar se e em que medida é possível introduzir a noção de escala, no âmbito dos números naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, elaboramos uma situação de aprendizagem para viabilizar a conversão entre a linguagem natural (o texto), a linguagem aritmética (a operação de contagem) e o registro geométrico (a reta numérica), de modo a ampliar o repertório de compreensão, conforme expõe Duval (2003). A situação de aprendizagem foi aplicada em uma aula de Matemática no 2º ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de São Paulo, no ano de 2011. As manifestações escritas e orais dos alunos revelaram que a conversão entre as linguagens favoreceu introduzir a noção de escala.
Referência(s)