Terapia Cognitivo-Comportamental nos cursos de graduação em Psicologia: Um mapeamento nacional
2018; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.31505/rbtcc.v20i1.1139
ISSN1982-3541
AutoresCarmem Beatriz Neufeld, Anelisa Vaz de Carvalho, Priscilla Moreira Ohno, Maycoln Leôni Martins Teodoro, Karen Priscila Del Rio Szupszynski, Carolina Saraiva de Macedo Lisbôa, Marcele Regine de Carvalho, Nazaré de Oliveira Almeida, Janaína Bianca Barletta, Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa, Ylana Moreira Monteiro, Iagê Lage Donato, Diogo Alves de Araújo, Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida, Tânia Busetto, Neuza Cristina dos Santos Perez, Neuciane Gomes da Silva, Melyssa Kellyane Cavalcanti Galdino, Neuraci Gomes de Araujo, Marcílio Lira de Souza Filho, Hilma Tereza Tôrres Khoury, Rogerio Ferreira Marquezan, Maria Amélia Penido, Reinaldo César Hartmann, Nielky Kalliellanya Bezerra da Nóbrega,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) teve um movimento de expansão nas últimas décadas no mundo todo. No Brasil, essa abordagem psicológica também vem se expandindo, mas ainda com aparentes restrições relacionadas ao ensino superior e pós-graduação. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi verificar a quantidade de instituições de ensino superior que possuem disciplinas de TCC na graduação. A amostra foi composta por 280 instituições de ensino superior do Brasil. Foi realizado acesso aos sites dos cursos de graduação em Psicologia para obter as respectivas matrizes curriculares e ementários. Diante dos dados coletados, observou-se que boa parte dos cursos ministram a TCC, demonstrando que a abordagem tem se desenvolvido e se tornado parte do currículo acadêmico de diversas instituições de ensino. No entanto poucas são as instituições que oferecem a TCC como uma disciplina independente na grade curricular, ministrando-a de forma associada a outros conteúdos.
Referência(s)