Artigo Acesso aberto

Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015*

2019; MINISTÉRIO DA SAÚDE; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5123/s1679-49742019000100021

ISSN

2237-9622

Autores

Camila Mariano Fernandes, Alexandra Crispim Boing,

Tópico(s)

Occupational Health and Safety Research

Resumo

to analyze the mortality coefficient trend for road traffic accidents involving pedestrians in Brazil, by sex, age range and macro-region, between 1996 and 2015.this was an ecological time series study using data from the Ministry of Health's Mortality Information System (SIM); Prais-Winstein generalized linear regression was used to calculate annual percentage change.pedestrian deaths corresponded to 26.5% of deaths due to road traffic accidents; mortality among pedestrians decreased 63.2% in the country as a whole, with the standardized coefficient varying between 8.9 to 3.3 per 100,000 inhabitants, although the decrease in the country's North and the Northeast regions was slower than the national average; being run over was significantly higher among men and the elderly.although mortality among pedestrians is decreasing in all regions of the country, current figures still account for a large part of road traffic mortality.analisar a tendência do coeficiente de mortalidade dos acidentes de trânsito envolvendo pedestres, por sexo, faixa etária e macrorregião no Brasil, entre 1996 e 2015.estudo ecológico de série temporal, com dados de mortalidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde; utilizaram-se regressões generalizadas lineares de Prais-Winstein para o cálculo da variação percentual anual.óbitos de pedestres corresponderam a 26,5% das mortes por acidentes de trânsito; a mortalidade entre pedestres diminuiu 63,2% no país, com variação do coeficiente padronizado, de 8,9 para 3,3 para cada 100 mil habitantes, ressaltando-se que as regiões Norte e Nordeste apresentaram uma diminuição mais lenta em relação à média nacional; os atropelamentos são significativamente maiores entre homens e idosos.apesar de a mortalidade entre pedestres estar diminuindo em todas as regiões, os números atuais ainda representam uma grande parcela da mortalidade no trânsito.analizar la tendencia de la tasa de mortalidad de los accidentes de tránsito involucrando peatones, por sexo, grupo de edad y macrorregión en Brasil, entre 1996 y 2015.estudio ecológico de serie temporal, con datos de mortalidad del Sistema de Informaciones sobre Mortalidad (SIM) del Ministerio de Salud; se utilizaron regresiones generalizadas lineales de Prais-Winstein para el cálculo de la variación porcentual anual.las muertes de peatones correspondieron al 26,5% de las muertes por accidentes de tránsito; la mortalidad entre peatones disminuyó un 63,2% en el país, con variación de la tasa estandarizada, de 8,9 para 3,3 por cada 100 mil habitantes, destacando que las regiones Norte y Nordeste presentaron una disminución más lenta en relación al promedio nacional; los atropellamientos son significativamente mayores entre hombres y ancianos.a pesar de que la mortalidad entre peatones está disminuyendo en todas las regiones, las cifras actuales todavía representan una gran parte de la mortalidad en el tránsito.

Referência(s)