Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Gamificação: surgimento e consolidação

2018; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 40; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15603/2175-7755/cs.v40n1p267-297

ISSN

2175-7755

Autores

Cláudia Cardinale Nunes Menezes, Robélius De-Bortoli,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Nos últimos anos, a gamification tem ganhado a atenção de pesquisadores de diversas áreas, graças ao seu potencial percebido para motivar e envolver. O termo gamification é usado para designar a aplicação de elementos de jogo em tarefas de não jogos, transformando essas tarefas mais envolvente e incentivando comportamentos desejáveis em clientes, usuários e estudantes. Este artigo busca esclarecer sobre o surgimento e consolidação da gamification, relatando os resultados de uma revisão de literatura sobre o tema entre 2011 a 2015. Os trabalhos foram coletados a partir do Portal de Periodicos da Capes/Mec totalizando 487 documentos, os quais foram analisados e classificados de acordo com os seguintes critérios: conceitos relacionados a gamification, elementos de jogos utilizados pela gamification, áreas que mais publicaram sobre a gamification, e por fim a relação entre gamification educação e motivação. Os resultados que emergem deste estudo apontam para a crescente popularidade de técnicas de gamification aplicadas em uma ampla gama de ambientes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX