
A aceitação da disciplina de sistemas de informação contábil: Um estudo sobre a atitude dos estudantes em relação ao uso do computador
2018; Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21714/2446-9114rmc2018v19n1t03
ISSN2446-9114
AutoresMarcielle Anzilago, Franciele do Prado Daciê, Juliana Andressa Negri,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste estudo objetivou analisar o efeito existente entre as variáveis de atitudes computacionais e a percepção de utilidade dos sistemas de informação no trabalho sobre a aceitação da disciplina de Sistema de Informação Contábil (SIC). A pesquisa foi realizada por meio de uma survey aplicada a 128 alunos matriculados a partir do quinto período do curso de Ciências Contábeis de uma universidade situada em Balneário Camboriú – SC. A análise dos dados contou com a Modelagem de Equações Estruturais via software SmartPLS 3.0. Os resultados confirmaram que as atitudes em relação aos computadores – ansiedade computacional (CA), gosto pelo uso computador (CL), utilidade percebida do computador no local de trabalho (CUW) e importância percebida do computador no local de trabalho (CIW), exercem um efeito positivo direto sobre a aceitação pelos alunos da disciplina de Sistemas de Informação. Em contrapartida, não foram encontrados resultados significativos que sustentem o efeito percepção sobre utilidade dos SIC no trabalho e a aceitação da disciplina de Sistema de Informação Contábil. Diante desse achado, acredita-se que pesquisas posteriores podem aprofundar as análises acerca de possíveis carências da disciplina de SIC para atender as reais necessidades empresariais.
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