Artigo Produção Nacional

A privacidade e o mercado de dados pessoais

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34409

ISSN

1981-0695

Autores

Sérgio Amadeu da Silveira, Rodolfo Avelino, Joyce Elen Murça de Souza,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

O artigo apresenta a estrutura e a dinâmica do mercado de dados pessoais. Mostra a dimensão econômica do dado pessoal para a economia da informação. Apresenta as quatro camadas do mercado de dados: a coleta e armazenamento de informações; o processamento e a mineração de dados; a análise e a formação de amostras; e a modulação. Essas camadas se articulam e se misturam dependendo da organização das empresas que integram esse mercado. O artigo mostra ainda os elementos do mercado de dados no Brasil a partir de entrevistas realizadas com seus operadores. Por fim, indica a relevância do direito à privacidade para impor limites às atividades da economia da interceptação de dados.Palavras-chave: Mercado de Dados Pessoais. Privacidade. Economia da Intrusão. Internet. Vigilância.Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3719

Referência(s)