
El post-conflicto en Colombia con mirada de género: desafíos desde la educación
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português
10.26568/2359-2087.2018.3224
ISSN2359-2087
AutoresCarolina Hamodi Galán, Dora Piñeres de la Ossa, Maria del Pilar Morad Haydar,
Tópico(s)Latin American socio-political dynamics
ResumoNo presente artigo aborda-se um tópico de realidade absoluta na Colômbia: o pós-conflito. O país viveu durante seis décadas em um conflito armado interno onde o Estado colombiano e os guerrilheiros da extrema esquerda se envolveram inicialmente e depois os grupos paramilitares de direita, os cartéis da droga e as gangues criminosas. Do artigo, esta situação é abordada com uma perspectiva de gênero: parte do contexto educacional do Ensino Superior abordando a relação entre a Universidade e a sociedade; o papel das mulheres durante o conflito armado e durante o pós-conflito é mostrado; reflexões sobre a necessidade de avançar para uma escola de cidadania são apresentadas, vendo as instituições educacionais como elementos de transformação social que se movem para a paz democrática e a igualdade de gênero e considerando os exercícios de cidadania na sala de aula para a construção da paz e igualdade.
Referência(s)