Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Nós que aqui estamos por vós esperamos: a desejada aproximação entre educação básica e pesquisadores em ensino de ciências

2018; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5335/rep.v25i2.8177

ISSN

2238-0302

Autores

Maylta Brandão dos Anjos, Marcus Vinícius Pereira, Giselle Rôças,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Inspirados no documentário Nós que aqui estamos por vós esperamos, observamos como são pensadas as estratégias e maneiras de aproximar professores da educação básica e pesquisadores em ensino de ciências. Dessa forma, as inquietações e os debates de três pesquisadores atuantes nessa área traçaram caminhos de diálogo e reflexão sobre a importância e a necessidade de aproximação entre a educação básica e as pesquisas realizadas no cerne dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros, assumindo o que se legitima e se sustenta como base de qualidade no ensino de ciências e de sua prática nos pontos de ação das escolas. É dado destaque a tal pauta de discussão, tendo em vista as possibilidades e limitações entre pesquisadores (orientadores e orientandos) em ensino de ciências e os fazeres educativos constituídos nas escolas, uma vez que há uma demanda crescente que requer ação empenhada para realização de pesquisas nessa área de conhecimento, pois são nas expansões das ideias e nas relações que se estabelecem que o saber cresce. Apostamos na relação pesquisa e extensão para alcançar com mais eficiência a escola básica, refletindo sobre como o sistema nacional de pós-graduação pode e deve melhorar essa interface.

Referência(s)