Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM ESTÁDIOS DE FUTEBOL: A PERCEPÇÃO DO TORCEDOR

2018; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15602/2525-9040/remas.v3n3p297-333

ISSN

2525-9040

Autores

Vinicius Vizorek Rodrigues,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Os grandes eventos esportivos mundiais exigem dos países em desenvolvimento a adequação à regras pré estabelecidas pelos organismos internacionais que regulam estes eventos, como a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) e o COI (Comitê Olímpico Internacional), que por sua vez buscam um melhor desempenho ambiental dos países sede, com vistas ao desenvolvimento sustentável. Neste contexto esta pesquisa objetivou verificar se a sustentabilidade dos estádios de futebol é percebida pelos torcedores de dois grandes clubes de Porto Alegre. Como objetivos específicos se buscou descrever as ações de sustentabilidade ambiental nos estádios de futebol dos dois principais times de Porto Alegre; verificar a percepção de um grupo de torcedores sobre as ações de sustentabilidade ambiental desenvolvidas em dois estádios de futebol de Porto Alegre; e verificar se as ações de sustentabilidadeambiental agregam valor a marca do clube na percepção dostorcedores de dois clubes de Porto Alegre. Como referencial teóricoque deu base à pesquisa, foram revisados conceitos que abrangem asações de sustentabilidade ambiental na construção civil e as certificaçõesambientais da área; o marketing e o marketing verde; a gestãoesportiva; o marketing esportivo; e o valor das marcas. A pesquisa sebaseou em uma metodologia documental e quantitativa, onde a documental buscou descrever as ações de sustentabilidade ambiental por meio de visitas técnicas aos estádios de futebol dos clubes de PortoAlegre e sites destes clubes. A pesquisa quantitativa foi realizada umquestionário que foi respondido pelos torcedores dos dois clubes dePorto Alegre, este questionário foi feito pelo Google formulário, defácil acesso. Se percebeu que os torcedores têm o interesse em saber eacreditam ser necessário que o seu clube adote medidas sustentáveisambientais nos estádios, e que os clubes divulgam estas ações, mas a divulgação destas ações sustentáveis não é tratada com relevânciapara os torcedores dos times de futebol.

Referência(s)