
Ecos de Messiaen em Almeida Prado: Estudo de Caso no 4o Movimento das Cartas Celestes XV
2018; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.52930/mt.v2i2.51
ISSN2525-5541
AutoresAleyson Scopel, Ana Paula da Matta Machado Avvad,
Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoO presente trabalho mostra a influência de Messiaen presente na obra de Almeida Prado (1943-2010), através de um estudo de caso do quarto movimento das Cartas Celestes XV (2009) – Constelação da Ave do Paraíso (Avis Indica), para piano. Compostas por 18 obras, das quais 15 para piano, as Cartas Celestes são consideradas pelo próprio compositor uma das obras mais importantes de sua carreira e um ponto de reflexão sobre a evolução de sua escrita. Segundo o próprio testemunho do compositor brasileiro, a influência de Messiaen (1908-1979), um de seus professores em Paris, na sua produção musical, está presente na noção de autonomia do ritmo e no alargamento do espaço sonoro, visando a produção e a organização formal da sonoridade colorida. A fascinação pelos pássaros também é compartilhada por ambos compositores e representa a temática central do movimento Constelação da Ave do Paraíso (Avis Indica).
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