Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Redação do ENEM não é Bicho-papão

2018; Persona Institute of Higher Education; Volume: 12; Issue: 40 Linguagem: Português

10.14295/idonline.v12i40.1107

ISSN

1981-1179

Autores

Sayonara Abrantes de Oliveira Uchôa, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Andréia Braga de Oliveira, Maria Auxiliadora Lobo Silva, Joana Angélica Oliveira de Alcântara,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Resumo: A redação exigida no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, constitui condição essencial para adentrar no Ensino Superior. Representa uma dificuldade na vida de muitos estudantes. Ler e escrever consistem em ações que necessitam deorientação adequada para serem aprendidas, de forma a se apropriarem de recursos que o levem a uma escrita consciente. O objetivo do presente estudo foi apresentar resultados do projeto de extensão intitulado “Leitura e produção de textos no ENEM: construindo saberes linguísticos”, desenvolvido no em 2016, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras, através do PROBEXT. Os resultados levaram a crer que, as ações emanadas deste projeto foram produtivas no sentido de uma contribição para a formação de uma consciência linguística, do ponto de vista crítico-reflexivo, e do uso da língua escrita. Aprender e compreender como funcionam estes mecanismos da língua, de forma consciente, oportunizou aos alunos a construção de parâmetros para o texto dissertativo-argumentativo, fato este refletido nos resultados quantitativos e comparativos das versões 2015 e 2016 da prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Referência(s)
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