
Redação do ENEM não é Bicho-papão
2018; Persona Institute of Higher Education; Volume: 12; Issue: 40 Linguagem: Português
10.14295/idonline.v12i40.1107
ISSN1981-1179
AutoresSayonara Abrantes de Oliveira Uchôa, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Andréia Braga de Oliveira, Maria Auxiliadora Lobo Silva, Joana Angélica Oliveira de Alcântara,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoResumo: A redação exigida no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, constitui condição essencial para adentrar no Ensino Superior. Representa uma dificuldade na vida de muitos estudantes. Ler e escrever consistem em ações que necessitam deorientação adequada para serem aprendidas, de forma a se apropriarem de recursos que o levem a uma escrita consciente. O objetivo do presente estudo foi apresentar resultados do projeto de extensão intitulado “Leitura e produção de textos no ENEM: construindo saberes linguísticos”, desenvolvido no em 2016, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras, através do PROBEXT. Os resultados levaram a crer que, as ações emanadas deste projeto foram produtivas no sentido de uma contribição para a formação de uma consciência linguística, do ponto de vista crítico-reflexivo, e do uso da língua escrita. Aprender e compreender como funcionam estes mecanismos da língua, de forma consciente, oportunizou aos alunos a construção de parâmetros para o texto dissertativo-argumentativo, fato este refletido nos resultados quantitativos e comparativos das versões 2015 e 2016 da prova do Exame Nacional do Ensino Médio.
Referência(s)