Mercado da madeira: estudo de caso sobre aplicação da ferramenta SWOT e desenvolvimento de estratégias
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 5; Linguagem: Inglês
10.5935/2318-7670.v05nespa21
ISSN2318-7670
AutoresGabriela Oliveira, Vinicius G. de CASTRO, Narjara Walessa Nogueira, Pompeu Paes Guimarães, Danielle de A. BISPO,
Tópico(s)Quality and Supply Management
ResumoA matriz SWOT e uma metodologia para analise de cenarios utilizada por empresas, mas ainda pouco aproveitada no setor do comercio de madeira. Este trabalho teve como objetivo descrever e analisar em uma madeireira localizada no municipio de Mossoro-RN, um estudo de caso da aplicacao da matriz SWOT como ferramenta para planejamento estrategico. Duas estrategias de desenvolvimento foram sugeridas para o mercado de venda de madeira: a estrategia Oceano Azul e a implementacao da logistica reversa. Foi observada uma preferencia do mercado local por apenas madeiras tropicais da especie Manilkara sp. Dentro da filosofia do Oceano Azul, as empresas poderiam propor novas especies de madeira de qualidade que reoriente o mercado. Outra oportunidade e a criacao de convenios com o setor da construcao civil, um dos principais clientes, para que seja implementado a logistica reversa. A madeira descartada no final de sua vida util poderia vir a ser coletada pelo comercio de madeira e ser convertida em bioenergia ou produtos de maior valor agregado, que poderia gerar nova fonte de renda e ajudaria no problema ambiental gerado pelo descarte irregular.Palavras-chave: planejamento setorial, tomada de decisao, vendas. WOOD MARKET: CASE STUDY ABOUT SWOT ANALYSIS AND STRATEGY FORMULATION ABSTRACT:SWOT matrix is a methodology for sceneries analysis used by companies, however it has not been fully tapped by the wood trade market. The aim of this work was to describe and analyze a study case of SWOT matrix application, as strategic planning tool in a wood trade business located at Mossoro municipality, RN, Brazil. Two strategies were suggested for the development of the wood trade market: Blue Ocean strategy and reverse logistic implementation. It was observed that the local market shows preference for the use of topical wood originated from just one species Manilkara sp. Within the Blue Ocean philosophy, the businesses could propose new species with quality wood that reorient the market. Other opportunity is establish partnerships with the construction sector, one of the main clients, to implement a reverse logistic. Dumped wood after its service life could be collected by wood sellers and converted to bioenergy or higher added value products, that could be a new source of income and would help the environmental problem created by the irregular disposal.Keywords: Sectoral planning, decision making, sales. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2318-7670.v05nespa21
Referência(s)