Artigo Produção Nacional

Avaliação do conhecimento sobre zoonoses em professores e alunos da rede municipal de ensino fundamental do município de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul, Brasil – resultados preliminares

2017; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2596-1306

Autores

F. M. Eccker, A. B. P. Chaffe, Chiavassa Chalá, F. R. Pinto, Ignacio Madrid,

Tópico(s)

Mosquito-borne diseases and control

Resumo

A maioria das atividades em educacao ambiental sao focadas basicamente em reciclagem e preservacao, sendo que temas como zoonoses e animais sinantropicos sao deixados em segundo plano. Dados atualizados de 2013 da Organizacao das Nacoes Unidas demonstram que cerca de 70% das novas doencas que infectaram humanos nas ultimas decadas sao de origem animal, evidenciando a importância da integracao das atividades relacionadas a educacao em saude humana, em saude animal e em saude do ecossistema. A necessidade da disseminacao de conhecimento em zoonoses estimulou a implantacao do projeto “ZOOando na escola” desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saude de Pelotas/RS em parceria com a Secretaria Municipal de Educacao e Desporto. O projeto desenvolve atividades de educacao ambiental com alunos e professores do quarto ano da rede municipal de Ensino Fundamental, com o emprego de palestras, material didatico sobre o tema e teatro de fantoches. Este trabalho analisa a avaliacao do conhecimento que professores e alunos tinham sobre o assunto antes de o projeto ser executado para que fosse possivel a mensuracao do impacto do programa apos sua realizacao. Durante o ano de 2016, foram aplicados questionarios com 20 questoes de multipla escolha para alunos e professores de nove escolas da rede municipal de Pelotas/ RS, as quais abordavam igualmente os seguintes temas: leptospirose, raiva, combate ao mosquito Aedes aegypti e conhecimentos gerais sobre interacao ambiente/animal. O questionario foi respondido por 365 alunos e por 23 professores. O numero medio de acertos entre os alunos foi de 12,8, totalizando cerca de 64% de acertos, sendo que o menor indice de acertos foi em relacao ao tema combate ao mosquito A. aegypti. Ja entre os professores, o indice de acertos foi de 83,5%, com uma media de 16,7 questoes. Entre os alunos houve uma proporcao equivalente com relacao ao sexo (feminino/masculino) e a idade, que variou entre 8 e 14 anos (media de 9,7 anos). Dos professores 100% eram do sexo feminino com idade entre 20 e 66 anos (media de 47,3 anos). Em todas escolas avaliadas o indice de acertos sobre zoonoses e doencas transmitidas por vetores permaneceu acima de 50%, indicando a existencia de um conhecimento previo mediano sobre as formas de transmissao e prevencao das doencas. Novas avaliacoes serao realizadas no decorrer do projeto para a verificacao do impacto das atividades educativas realizadas.

Referência(s)