Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero

2018; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/0102-445063518072133051

ISSN

1678-460X

Autores

Laura Rampazzo, Solange Aranha,

Tópico(s)

Second Language Learning and Teaching

Resumo

RESUMO Este estudo concentra-se no contexto de teletandem, um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem de línguas em que estudantes universitários encontram-se semanalmente por meio de ferramentas de comunicação síncrona para a aprendizagem da língua um do outro (Telles 2006). Neste artigo, temos por objetivo investigar a estrutura retórica dos primeiros 15 minutos de dez sessões orais de teletandem iniciais, isto é, o primeiro encontro via skype entre os parceiros. Nossos resultados apontam para a padronização do discurso na sessão oral de teletandem inicial e evidenciam a relação entre estrutura retórica e cenário de aprendizagem (Foucher 2010).

Referência(s)