Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reflexões sobre a mudança de paradigmas no ensino tecnológico

2018; Instituto Federal de Educação; Volume: 4; Issue: 07 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v4i07.183

ISSN

2446-774X

Autores

Erlande D Ávila D Ávila Nascimento, Ana Cláudia Ribeiro de Souza, Silmar Antonio Buchner de Oliveira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo discute a relação entre as mudanças de paradigmas no ensino tecnológico. Apresentamos a pesquisa bibliográfica, com uma breve revisão e análise da obra de Thomas Khun ‘A estrutura das revoluções cientificas’ à luz de ideias como: as revoluções como mudanças de concepção de mundo, trazendo um debate importante sobre a prática científica. Discutimos sobre Tecnologia na educação: São mudanças necessárias? E o Ensino tecnológico, uma revolução científica possível? A discussão aponta para compreensão de que a mudança de paradigmas na educação, leva-nos a ver o mundo de maneira diferente, e na medida em que compreendemos o que vemos e fazemos, poderemos dizer que, após uma revolução científica, reagiremos diferente sobre percepção de mundo e o conceito de ensino tecnológico. A discussão é ampla e necessária ser debatida, tendo em vista a falta e insuficiência de ações inovadoras que aumentem o debate sobre mudanças de paradigmas na educação e as consequências para o ensino tecnológico.

Referência(s)