
O processo adaptativo e o processo emancipatório na gestão democrática
2018; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4013/edu.2018.222.13285
ISSN2177-6210
AutoresLuciane Neuvald, Solange Aparecida de Oliveira Collares,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste texto discute a gestao democratica no sistema de ensino brasileiro. Aponta as ocorrencias e as contradicoes e fortalece os pressupostos que compoem a gestao democratica, visando a educacao emancipatoria. As ideias de Theodor Adorno sobre a educacao emancipatoria e a literatura brasileira sobre a gestao escolar democratica fundamentam a analise das contradicoes dessa forma de organizar as relacoes de poder no contexto escolar. Adorno (1995) enfatiza o vinculo entre o processo emancipatorio e a democracia, pois ambos implicam na conscientizacao do individuo sobre sua condicao heteronoma. Segundo o autor, a luta pela transformacao da sociedade pressupoe a conversao da impotencia em potencia, ou seja, em objeto de seu pensamento e de suas acoes.Palavras-chave: Adorno, gestao democratica, educacao emancipatoria.
Referência(s)