Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O processo adaptativo e o processo emancipatório na gestão democrática

2018; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4013/edu.2018.222.13285

ISSN

2177-6210

Autores

Luciane Neuvald, Solange Aparecida de Oliveira Collares,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este texto discute a gestao democratica no sistema de ensino brasileiro. Aponta as ocorrencias e as contradicoes e fortalece os pressupostos que compoem a gestao democratica, visando a educacao emancipatoria. As ideias de Theodor Adorno sobre a educacao emancipatoria e a literatura brasileira sobre a gestao escolar democratica fundamentam a analise das contradicoes dessa forma de organizar as relacoes de poder no contexto escolar. Adorno (1995) enfatiza o vinculo entre o processo emancipatorio e a democracia, pois ambos implicam na conscientizacao do individuo sobre sua condicao heteronoma. Segundo o autor, a luta pela transformacao da sociedade pressupoe a conversao da impotencia em potencia, ou seja, em objeto de seu pensamento e de suas acoes.Palavras-chave: Adorno, gestao democratica, educacao emancipatoria.

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