Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ELEMENTOS DA TEORIA CRÍTICA DA DISSONÂNCIA DE THEODOR W. ADORNO

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 59; Issue: 139 Linguagem: Português

10.1590/0100-512x2017n13904dp

ISSN

1981-5336

Autores

Daniel Pucciarelli,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

RESUMO O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para dele se depreender as linhas fundamentais de um tratamento filosófico da dissonância. Lançando mão dos recursos mobilizados por alguns teóricos da nova música, são reconstruídas, assim, as estações da teoria crítica da dissonância entre desnaturalização, emancipação e liquidação da dissonância. Por fim, defende-se a tese de uma interpretação dinâmica do uso e da percepção da dissonância segundo contextos socioestéticos determinados.

Referência(s)