Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E GESTÃO DO CONHECIMENTO COM VISTAS À CRIAÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS: REVISÃO DE LITERATURA

2018; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33362/visao.v7i1.1227

ISSN

2238-9636

Autores

Jhony Pereira Moraes, Sidimar Meira Sagaz, Genéia Lucas dos Santos, Deison Alencar Lucietto,

Tópico(s)

Big Data and Business Intelligence

Resumo

Este artigo teve por objetivo descrever usos e aplicações de três ferramentas de gestão presentes no ambiente empresarial contemporâneo: a Tecnologia da Informação (TI), os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) e a Gestão do Conhecimento (GC). Foi realizada revisão narrativa de literatura. Verificou-se que o fluxo de informações funciona como o elemento unificador entre TI, SIG e a GC. Ao possibilitarem o uso adequado de informações e de pessoas com vistas ao alcance dos objetivos organizacionais, fomentam a criação de vantagens competitivas. Identificou-se, então, que a introdução dessas ferramentas, ao alterar processos internos e externos, contribui para o desenvolvimento das organizações.Palavras-Chave: Tecnologia da Informação. Sistemas de Informações Gerenciais. Gestão do Conhecimento. Vantagem Competitiva. Abstract: This article aims to describe uses and applications of three management tools present in the contemporary business environment: Information Technology (IT), Information Systems Management (ISM) and Knowledge Management (KM). A narrative review of the literature was performed. It was verified that the information flow works as the unifying element between IT, ISM and KM. By enabling the proper use of information and people to achieve the organizational objectives, they promote the creation of competitive advantages. It was identified, then, that the introduction of these tools, by altering internal and external processes, contributes to the development of organizations.Keywords: Information Technology. Management Information Systems. Knowledge management. Competitive advantage.

Referência(s)