Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Animação como recurso didático no ensino da química: capacitando futuros professores

2018; Instituto Federal de Educação; Volume: 4; Issue: 07 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v4i07.256

ISSN

2446-774X

Autores

Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes, Edson Valente Chaves,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho é um recorte da Dissertação “O uso de animações computacionais na formação inicial de professores: uma alternativa para melhoria do ensino de química”. O objetivo deste Relato de Experiência é apresentar a capacitação de licenciandos de química, que participam do Projeto Uirapuru, pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), na construção de animações no software Power Point. Durante a oficina, os licenciandos manipularam ferramentas do software, construíram vidrarias do laboratório e executaram efeitos construindo animações voltadas ao ensino de química. Constatou-se que 100% dos licenciandos acreditam que as animações criadas podem ser utilizadas como recurso ao ensino de química e inferiram que utilizariam este recurso em suas aulas. Conclui-se que o desenvolvimento das animações contribui positivamente na formação docente dos que constroem/utilizam o recurso e colabora na construção de conceitos químicos pelos alunos, gerando uma aprendizagem significativa.

Referência(s)