Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino

2017; Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício; Volume: 11; Issue: 45 Linguagem: Português

ISSN

1984-4956

Autores

Guilherme Dutra, Chellsea Hortêncio Alcântara, Igor Augusto Pereira Santana, Tiago Turnes,

Tópico(s)

Sports Performance and Training

Resumo

O esporte e um importante aliado para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da crianca. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivacao estabelece-se como elemento central. O futsal surge entao como, uma importante alternativa para a pratica de exercicios fisicos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores motivacionais para a pratica de futsal em criancas e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventario de Motivacao para a pratica Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competencia Desportiva, Amizade/Lazer e Saude. Embora nao houve diferenca, quando agrupados em um unico grupo, nas competencias Desportiva, Amizade/Lazer e Saude (p=0,789), no Clube o fator predominante para a pratica de futsal foi a competencia Desportiva, enquanto nos outros ambientes o principal foi a Amizade/Lazer. Pode-se concluir que os fatores motivacionais para a pratica do Futsal sao dependentes do ambiente de ensino, o que pode contribuir no melhor planejamento das aulas e consequentemente na aprendizagem.

Referência(s)