Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Novos desafios para a ideia de transparência pública

2018; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30962/ec.1446

ISSN

1808-2599

Autores

Wilson Gomes, Paula Karini Dias Ferreira Amorim, Maria Paula Almada,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

A pesquisa em transparência tem sido revigorado objeto de estudo das mais diversas áreas acadêmicas. O debate público sobre transparência vê-se complicado por um conjunto de outros conceitos e verbetes (como publicidade e accountability) que com ele concorrem, se sobrepõem, ganham novas ênfases. Este trabalho de cunho teórico tem o objetivo de ordenar a pluralidade de termos e conceitos mediante os quais a transparência pública é referida na literatura especializada; definir e pormenorizar a transparência pública e suas dinâmicas nas práticas e condutas de governos e instituições; sugerir o lugar dos recursos e ambientes da comunicação digital no futuro do debate sobre transparência pública. Palavras-chave: Democracia. Transparência Pública. Publicidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX