A recepção infantil de representações de sequencialidade em receitas culinárias ilustradas
2018; Linguagem: Português
10.5151/cidi2017-032
ISSN2318-6968
AutoresRafaella Lopes Pereira Peres, Silvio Barreto Campello,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoInvestigações que relacionam a produção do design da informação relativas às sequências pictóricas de procedimento com opúblico infantil são, ainda, escassas. Portanto, foi objetivo deste trabalho avaliar a recepção das representações sequenciais de uma receita culinária ilustrada, por crianças brasileiras entre 4 e 10 anos. Para tal, foi utilizado um exercício de colagem, num estudo de recepção mais amplo, delineado pelo ‘Método de Análise Instrumental da Comunicação’. Os resultados demonstraram uma relação direta entre a ideia de ordem e a de linearidade, e desta com a noção de sequencialidade. Diante do exposto concluímos que crianças são capazes de compreender as representações de sequencialidade, utilizadas pelo DI, mais facilmente quanto maior seu nível de desenvolvimento.
Referência(s)