Artigo Acesso aberto

A recepção infantil de representações de sequencialidade em receitas culinárias ilustradas

2018; Linguagem: Português

10.5151/cidi2017-032

ISSN

2318-6968

Autores

Rafaella Lopes Pereira Peres, Silvio Barreto Campello,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Investigações que relacionam a produção do design da informação relativas às sequências pictóricas de procedimento com opúblico infantil são, ainda, escassas. Portanto, foi objetivo deste trabalho avaliar a recepção das representações sequenciais de uma receita culinária ilustrada, por crianças brasileiras entre 4 e 10 anos. Para tal, foi utilizado um exercício de colagem, num estudo de recepção mais amplo, delineado pelo ‘Método de Análise Instrumental da Comunicação’. Os resultados demonstraram uma relação direta entre a ideia de ordem e a de linearidade, e desta com a noção de sequencialidade. Diante do exposto concluímos que crianças são capazes de compreender as representações de sequencialidade, utilizadas pelo DI, mais facilmente quanto maior seu nível de desenvolvimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX